Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Guia de Artes Digitais
8 avril 2021

Guia para iniciantes - Desenho e pintura digital

XP-Pen Artist 24 Pro display monitor

O objetivo deste guia é ajudar os iniciantes a navegar pelo largo oceano que é a arte do digital! O que vamos abordar neste artigo:

* Hardware para artistas digitais

* Programas e softwares de arte digital

* Fundamentos

* Fluxos de trabalho

* Transição do tradicional para o digital

* Recursos para iniciantes

Hardware para artistas digitais

Sugerimos que você invista em uma mesa digitalizadora . Não precisa ser um Wacom Cintiq/XP-Pen Artist ( mesa com tela ) ou fazer um investimento tão algo assim, é possível fazer maravilhas com apenas uma mesa digitalizadora básica. Recomendamos tablets de nível intermediário como o Wacom Intuos/XP-PEN Deco ( mesa sem tela ) para você começar sua jornada.

Se você realmente deseja comprar uma Wacom Cintiq/XP-Pen Artist , vá em frente. Existem muitos concorrentes decentes no espaço dos monitores gráficos, faça seus testes. Se você optar por um tablet , mantenha ele sempre conectado. O conectores de USB são muito sensíveis e fáceis de quebrar.

Também recomendamos os tablets PCs com caneta (Surface) ou o iPad( O Ipad Pro é excelente )

Programas e software de arte digital

Existem alguns concorrentes para o título de melhor software de arte digital para iniciantes, todas as opções possuem uma curva de aprendizado. Depois que você aprende um, os outros são semelhantes o suficiente para que não seja difícil mudar para outro. Você só precisa aprender o que são camadas, quais efeitos você pode fazer com elas e aprender palavras como opacidade e fluxo.

Se você deseja começar sem investimento, sugerimos o Krita, que é um software grátis e com várias opções.

* Adobe Photoshop - Recomendado para quem pretende atuar em empresas. É oferecido agora em um modelo de assinatura, mas você pode obter o CS6 ou CS5 para sempre por um alto custo inicial. Prós: Muitas vezes considerado o padrão do setor, possui muitos pincéis, texturas e recursos para usar - já que a comunidade é enorme. Temos aqui na empresa a última versão da licença perpétua do software.

* Affinity Photo / Designer - Ótimos programas, embora bastante novos. Ambos são muito mais baratos que a oferta da Adobe. O Designer pode usar pincéis de varredura / vetor, embora o AP possa ser um pouco mais semelhante à pintura para PS, se você estiver acostumado a isso. Você pode experimentar testes gratuitos para ambos e decidir então.

* Krita - um bom exemplo de software gratuito e de código aberto. Ótima comunidade, pincéis, texturas, interface do usuário, preço! Mais voltado para a pintura do que alternativas como o GIMP.

* MyPaint - possui uma tela infinita (raster) e um mecanismo de pincel muito bem feito. Grátis e de código aberto. Pode exigir algum conhecimento técnico para instalar no macOS (use MacPorts).

* ArtRage - conhecido por seu mecanismo de escova com aparência natural / tradicional;

* GIMP - gratuito e de código aberto um pouco problemático, mas agora muito melhor, comparável ao PS, mas com uma interface de usuário mais complicada. Embora você possa modificá-lo para se parecer com PS.

* FireAlpaca e MediBang Paint, que são softwares gratuitos de pintura digital e criação de mangás que estão próximos do Paint Tool SAI.

Quanto aos programas de desenho, existem opções como o Sketchbook da Autodesk ( Software mais usado no mercado de desenho atualmente ), Mischief e outros.

Por enquanto, acho que pode ser mais fácil começar aprendendo um dos itens acima primeiro.

Fundamentos

Agora que você fez uma escolha, recomendo a leitura do guia do usuário de qualquer software que você instalou. Ou se você não quiser fazer isso, aqui estão algumas coisas essenciais para saber quando, uma vez que o desenho digital para iniciantes pode parecer muito:

* Aprenda a criar um documento e provavelmente defina seu DPI em 200/300;

* Aprenda a ajustar as configurações do pincel - especialmente para ativar a pressão da caneta;

* Aprenda opacidade;

* Aprenda a dureza do pincel - recomendo pintar com um pincel rígido. As bordas suaves parecem bagunçadas e a mistura não é tão boa com um pincel macio, a menos que você esteja pintando como o céu. Mesmo assim, as nuvens são mais bonitas com arestas duras, mas mescladas;

Nota: não enlouqueça procurando pacotes de pincéis. O pincel rígido básico e padrão é um ótimo pincel e as pessoas fazem coisas incríveis com ele. É ótimo aprender a usar isso antes de seguir em frente e experimentar pincéis aleatórios;

* Aprenda camadas e modos, começando com normal, multiplicado e sobreposto;

* Aprender a usar máscaras também é muito útil;

* Aprender atalhos de teclado é útil para acelerar o seu fluxo de trabalho;

Aprenda os fundamentos da arte em geral que se aplicam a todos os meios, como:

* Composição;

* Estrutura e forma;

* Iluminação e valor;

* Teoria da Cor;

* Perspectiva;

* Anatomia (se estiver desenhando pessoas / animais).

Frustrado com a tentativa de encontrar seu estilo ? Tente experimentar e deixe-se descobrir ao aprender a desenhar mais.

Exemplo de fluxo de trabalho

Existem muitas maneiras diferentes de pintar. Aqui está apenas um exemplo de como você pode começar se estiver sobrecarregado, pois o processo de como iniciar a arte digital pode parecer complexo.

1. Comece com um planejamento básico ;

2. Em uma nova camada, crie um esboço aproximado de um assunto em opacidade mais baixa e opcional dessa camada, crie uma camada sobre ela para fazer trabalhos de linha e oculte ou exclua (se você estiver nervoso) a camada de esboço;

3. Quando estiver satisfeito com o esboço (ou camada de linha), diminua a opacidade;

4. Em uma nova camada abaixo do esboço, pinte com cores básicas (sem sombras / realces) as formas do seu assunto;

5. Em uma nova camada definida para multiplicar, comece a colocar seus detalhes e suas sombras. Use tons coloridos, de maneira ideal, não apenas adicionando preto à cor base. Isso parecerá ruim e não natural;

6. Em uma nova camada definida para sobrepor, coloque alguns destaques. Não exagere e observe onde está sua fonte de iluminação e mantenha-a consistente;

7. Em uma nova camada, misture algumas cores usando o conta-gotas e um pincel para fazer transições mais suaves, mas não exagere;

8. Em uma nova camada, adicione alguns retoques como achar melhor;

9. Assinar e exportar.

É uma boa ideia salvar seu trabalho periodicamente. Se o seu arquivo for muito grande, você poderá mesclar camadas, mas tenha cuidado com isso.

Transição do tradicional para o digital

Você pode pegar esboços tradicionais, modificá-los e pintar. Você também pode iniciar diretamente no digital. É uma preferência pessoal. Recomendamos aprender a fazer as duas coisas e, em seguida, fazer o que mais lhe convier no momento.

Por exemplo, talvez a inspiração o atinja e você rabisque num papel. Agora é bom aprender a transferir esse esboço para o digital, se você quiser.

Recursos para iniciantes

Algumas sugestões de recursos para você utilizar durante a criação de suas primeiras artes digitais e também durante toda sua carreira como ilustrador.

Imagens e referências gratuitas:

* Unsplash

* FreePik

* Pinterest

Plataformas e comunidades para artistas:

* ArtStation

* DevianArt

* Behance

Publicité
Publicité
Commentaires
Guia de Artes Digitais
Publicité
Archives
Publicité