Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Guia de Artes Digitais
12 mai 2022

Qual o tamanho ideal de uma mesa digitalizadora? grande ou pequena?

A mesa digitalizadora é uma ferramenta muito poderosa para quem busca um acessório de qualidade e que auxilie de forma simples e ágil nos desenhos digitais.

São muitas as funções que a mesa digitalizadora oferece, sendo que com esse dispositivo você: escrever à mão, apresenta e edita conferências virtuais, pode dar aulas online, assina qualquer documento, Perfeito para desenhar, sejam quadrinhos, mangás ou animações e editar fotos, É possível até mesmo usá-las como um acessório para jogar OSU!

Seja para auxiliar nas aulas online, ou para o uso profissional de ferramentas como o Photoshop, Adobe Illustrator, Clip Studio Paint… As mesas digitalizadora não deixam a desejar. Por isso, ter um acessório desse tipo torna sua vida ainda mais fácil e agradável.

Então, vale a pena investir numa mesa digitalizadora! Com eles, fica mais fácil fazer detalhes nas suas ilustrações. A liberdade de criação facilita o processo de produção de uma ilustração e a mesa digitalizadora traz isso a você com mais facilidade.

Tablet gráfico: para que serve

A mesa digitalizadora funciona como substituto do mouse e até mesmo do teclado do PC, permitindo que você ganhe maior fluidez ao trabalhar, seja com desenhos, esboços, ou edição de foto, por exemplo.

A mesa digitalizadora sem tela, tem a função de um “papel”. Com o auxílio de uma caneta específica, você desenha no aparelho e os traços saem no computador .

Você aproxima a caneta - que vem junto com os outros acessórios do aparelho - da mesa, e faz movimentos como se estivesse escrevendo ou desenhando em um papel, a caneta irá emitir um sinal indicando sua posição e os traços aparecerão na tela.

Além disso, a precisão do desenho também se destaca, pois, os traços saem de acordo com a pressão feita e, se precisar de algum ajuste, é possível fazer à mão livre. quanto mais níveis de pressão, mais fiel será o traço.

A sensibilidade à pressão e à inclinação são pontos fundamentais porque impactam diretamente no que é desenhado na tela, são eles que indicam o formato e a intensidade dos traçados.

A grande maioria dos modelos não possui tela embutida, no entanto, é possível encontrar no mercado mesas digitalizadoras com tela, como a XPPen Artist ou a Wacom Cintiq.

As mesas com tela são mais sofisticadas, logo, são bem mais caras se comparadas às outras. Lembram bastante um tablet como ipad, você consegue visualizar como sua arte está ficando sem a necessidade de um monitor.

Como faço para escolher uma Mesa Gráfica? Tamanho pequena ou grande?

Uma mesa digitalizadora facilita a criação de esboços, pinturas, ilustrações e até edição de imagens. Você só precisa encontrar um modelo compatível com suas habilidades e orçamento disponível.

qual a melhor mesa digitalizadora para iniciantes? Uma boa mesa gráfica é aquela que melhor reflete o que seria o uso de uma caneta ou lápis no papel. Para este tipo de equipamento, é importante se atentar a detalhes como Tamanho, níveis de sensibilidade à pressão e linhas por polegadas.

Pois bem, o primeiro fator que você deve analisar antes de comprar uma mesa digitalizadora é decidir qual o tamanho dela. Se será pequena, média ou grande. Essa decisão envolve vários fatores: o espaço que você tem na sua mesa, o orçamento disponível para compra e o tipo de trabalho que você realiza.

Em relação ao tamanho da mesa digitalizadora, você deve prestar atenção no quão grande é sua área ativa, que é a área que você irá utilizar para desenhar pintar, escrever, enfim… usar a caneta. A área ativa fica no meio da mesa, entre as bordas. É nela que você deve trabalhar. Vale lembrar que as medidas são feitas em polegadas.

Mesas digitalizadoras Pequenas e Médias

As mesas pequenas possuem, em média, de 4 a 6 polegadas (área ativa) de largura . São os modelos de entrada e que contam apenas com as funções mais simples. E, por isso mesmo, são as mesas digitalizadoras mais baratas. Elas podem ser uma ótima porta de entrada para este universo. São úteis para fazer edições de imagens ou para escrever à mão.

Já os modelos médios, por sua vez, têm um tamanho que varia de 8 a 9 polegadas (área ativa) de largura. Com isso você ganha mais espaço para realizar trabalhos mais complexos.

Mesas digitalizadoras Grandes

Os modelos grandes podem chegar até a 10 ~11 polegadas (área ativa) de largura. Por isso é importante que você tenha um bom espaço na sua mesa de trabalho. Se você realiza trabalhos complexos, uma mesa grande e completa é fundamental.

Além disso, a experiência de desenhar ou pintar em uma mesa digitalizadora grande também é mais próxima de desenhar ou pintar em um papel. Isso por que a distância que você percorre com a mão é bem próxima da distância percorrida pelo ponteiro do mouse na tela.

Entretanto, as desvantagens, além do espaço demasiado que ela ocupa, envolvem o alto preço e o fato de você precisar movimentar mais o braço.

Embora muitos acreditem que as maiores são as melhores, as pequenas geram muito mais produtividade, já que os movimentos realizados são mais curtos em um espaço menor e, por isso, são mais rápidos.

Recomendações

A nossa recomendação, aqui, é que você compre uma mesa digitalizadora cuja área ativa seja de um tamanho próximo ou igual ao tamanho do seu monitor. Sabemos que muitas vezes isso não é possível devido ao orçamento, mas procure comprar uma mesa digitalizadora com a área ativa mais próxima do tamanho do seu monitor.

Primeiramente você deve se perguntar para qual finalidade irá usar a mesa digitalizadora, pois a sua resposta influenciará na escolha do tamanho. Além disso, é preciso levar em consideração também o local onde ela será usada, para ter certeza de que irá caber.

Para quem deseja recursos mais básicas e apenas é iniciante no uso das mesas digitalizadoras, a mesa digitalizadora pequena como XPPen Star G430S é a que apresenta o melhor custo-benefício, ideal para assinar documentos, escrever e editar fotos .

Quem precisa de um equipamento para tratamento ou edição de imagens, deve comprar uma mesa digitalizadora pequena, pois um modelo de tamanho médio ou grande podem dificultar o trabalho.

Geralmente, essas encantam os principiantes que ainda precisam se acostumar com a nova forma de desenhar e quem prefere espaços menores, leves e práticos para suas criações. O tamanho pequeno ocupa uma área menor da sua mesa, Mais leve, portátil e perfeita para iniciantes.

Deixe os modelos de tamanho médio e grande para desenho profissional. Designers e ilustradores costumam usar modelos maiores para otimizar o trabalho, Já para projetos grandes e com muitos detalhes, as mesas maiores oferecem uma experiência de desenho mais próxima da realidade.

Se você gosta mais de áreas maiores, as da categoria profissional (Série XPPen Deco) talvez sejam as melhores opções! Nesse grupo, existem mesas de todos os tamanhos, com mais recursos e diferentes maneiras de usar a caneta.

mesa digitalizadora display interativo, Tamanho pequena ou grande?

A Caneta Display Interativo da Wacom Cintiq ou XPPen Artist são recomendadas para profissionais que podem investir um valor superior. Com esse tipo de equipamento, é possível trabalhar diretamente na imagem.

Mas embora seja uma ótima vantagem, o seu custo é quase sempre elevado, o que pode não compensar se esse não é um grande diferencial para o seu uso. Já se for o seu caso decidir entre um modelo como esse, busque por um display integrado espaçoso e com uma boa resolução.

No caso das mesas digitalizadoras com tela, uma boa resolução é fundamental para que se desfrute de uma qualidade de imagem melhor. Se você quer ela para trabalhos semi ou profissionais, a mesa deveria ter uma resolução de no mínimo 1920 x 1080. Hoje em dia, você pode encontrar mesas digitalizadoras com resolução de até 4K.

Em geral, as dimensões da mesa devem ser ajustáveis às do monitor do seu computador. No entanto, se esta vai ser a sua primeira experiência com este tipo de dispositivo, provavelmente será melhor que você opte por uma menor, para que seja essa questão de compatibilidade seja mais fácil de manejar. Se for este o caso, você pode querer optar por uma de 10, 12 ou 13.3 polegadas.

Além disso, você também deve considerar qual é o uso principal que pretende dar a ela. Para retoques fotográficos você não vai precisar de uma muito grande. Já no caso de ilustradores e desenhistas, que querem fazer traços largos e precisos, a história será outra. Para estes profissionais as mesas digitalizadas com telas de 22 ou 24 polegadas, da Wacom Cintiq ou XPPen Artist, são excelentes opções.

mesa digitalizadora melhores marcas

A Wacom é a marca mais renomada quando o assunto é mesa digitalizadora. Porém, com o aumento no numero de fabricantes de mesas digitalizadoras, muitos se questionam se ainda vale a pena comprar a Wacom.

Pensando em investir em um tablet com bom custo benefício? Apesar de ser menos conhecida do que a Wacom, a XPPen é uma marca que tem conquistado o público por conta de seu custo-benefício.

Você encontra a mesa digitalizadora XPPen em duas categorias: Modelo convencional que atua como extensão do software gráfico projetando a imagem na tela do computador e a mesa digitalizadora interativa, que possui um monitor integrado.

A caneta da XPPen não requer fios nem bateria e é sensível à 8192 Níveis de pressão.

A XPPen oferece drivers atualizados, que garantem que todas as funções da mesa digitalizadora operem em diferentes sistemas operacionais ( windows, mac e linux), softwares de criação e edição de imagem.

os novos modelos de XPPen agora pode se conectar com o dispositivos móveis Android e computadores Chromebook.

mesas digitalizadoras XPPen sem tela pequena

  Área Ativa Níveis de Pressão Inclinação Botões de Atalho Compatibilidade
XPPen Star G430S 4"x 3" 8192 Não Não Windows e MacOS
XPPen Star G640 6"x 4" 8192 Não Não Windows e MacOS
XPPen Star G640S 6,5"x 4" 8192 Não 6 Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Deco Fun XS 4,8"x 3" 8192 Não Não Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Deco Fun S 6,3"x 4" 8192 ± 60° Não Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Deco mini4 4"x 3" 8192 Não 6 Android, Chrome OS, Windows e MacOS
Deco mini7 / Deco mini7w 7"x 4,37" 8192 ± 60° 8 Android, Chrome OS, Windows e MacOS

mesas digitalizadoras XPPen sem display grande

  Área Ativa Níveis de Pressão Inclinação Botões de Atalho Compatibilidade
XPPen Star 03 10"x 6" 8192 Não 8 ChromeOS, Windows e MacOS
XPPen Star 06 10"x 6" 8192 Não 6 + Botão Dial Windows e MacOS
XPPen Deco Fun L 10"x 6,27" 8192 ± 60° Não Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Deco 01 V2 10"x 6,25" 8192 ± 60° 8 Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Deco 02 10"x 5,63" 8192 Não 6 + Botão Dial Windows e MacOS
XPPen Deco 03 10"x 5,62" 8192 Não 6 + Botão Dial Windows e MacOS
Deco L / Deco LW 10"x 6" 8192 ± 60° 8 Android, Chrome OS, Windows e MacOS
Deco Pro M / Deco Pro MW 11"x 6" 8192 ± 60° 8 + roda dupla Android, Chrome OS, Windows e MacOS

mesas digitalizadoras XPPen com display interativo pequena

  Área Ativa Resolução Espaço de cor Caneta Botões de Atalho Compatibilidade
XPPen Artist 12 11,6" 1920 x 1080 100% sRGB 8192 níveis 6 + Barra de Toque Windows e MacOS
XPPen Artist 12 Pro 11,6" 1920 x 1080 100% sRGB 8192 níveis, inclinação 8 + Botão Dial Windows e MacOS
XPPen Artist 12 (2ª Geração) 11,9" 1920 x 1080 122% sRGB 8192 níveis, inclinação 8 Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Artist 13.3 Pro 13,3" 1920 x 1080 120% sRGB 8192 níveis, inclinação 8 + Botão Dial Windows e MacOS

mesas digitalizadoras XPPen com tela interativa grande

  Área Ativa Resolução Espaço de cor Caneta Botões de Atalho Compatibilidade
XPPen Artist 22 Pro 21,5" 1920 x 1080 78% Adobe RGB 8192 níveis, recarregável Não Windows e MacOS
XPPen Artist 22E Pro 21,5" 1920 x 1080 78% Adobe RGB 8192 níveis, recarregável 16 Windows e MacOS
XPPen Artist 22 (2ª Geração) 21,5" 1920 x 1080 90% Adobe RGB 8192 níveis, inclinação Não Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Artist 22R Pro 21,5" 1920 x 1080 90% Adobe RGB 8192 níveis, inclinação 20 + duas rodas Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Artist 24 23,8" 2560 x 1440 94% Adobe RGB 8192 níveis, inclinação Não Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Artist 24 Pro 23,8" 2560 x 1440 90% Adobe RGB 8192 níveis, inclinação 20 + duas rodas Chrome OS, Windows e MacOS

Conclusão

A mesa digitalizadora ou o display interativo são as opções ideais pra criar imagens e desenhos de um jeito moderno e prático.

E assim como a finalidade, pode ser que você tenha uma necessidade específica quanto a mesa digitalizadora. E é algo muito comum entre os artistas.

Afinal, um artista iniciante tem necessidades diferentes de um artista avançado/profissional. E que podem estar relacionadas ao tamanho da mesa, precisão da caneta e até mesmo o numero de “botões programáveis” que a mesa tem.

Independente do seu nível de conhecimento de uso de uma mesa digitalizadora, sendo ele iniciante, intermediário ou profissional, existe uma mesa XPPen com as funcionalidades que você precisa e excelente custo benefício esperando por você.

fonte: https://www.xp-pen.pt/forum-6040.html

Publicité
Publicité
Commentaires
Guia de Artes Digitais
Publicité
Archives
Publicité